13 de jun. de 2013

Sophia - Não seja muletas de um falso aleijão...

Já houve Campanha da Fraternidade voltada às pessoas portadoras de deficiência. Nem é preciso dizer que essas pessoas merecem todo nosso respeito, carinho e admiração, pois são verdadeiros heróis vivendo num mundo ainda cheio de preconceitos.

Mas, preconceitos à parte, vamos ao nosso tema. Pois os deficientes a que vou me referir nesta crônica não são os físicos e nem os mentais, mas falaremos de um outro tipo de deficiência a “cara de pau” dos chamados “falsos aleijões”.
Minhas amigas... Todo cuidado é pouco com esse tipo de pessoa.

Aparentemente são pessoas normais. Não apresentam nenhum tipo de deficiência física ou mental que possam ser percebidas de imediato. O que não significa que o “falso aleijão” não seja portador de sérios problemas emocionais.
Geralmente são dotados de personalidade bastante comum, são amigáveis, gentis, mas passam por inúmeros períodos de depressão.

Quando o “falso aleijão” se aproxima de uma mulher poderosa, maravilhosa, cheia de vida como eu e você, ele usa táticas quase que imperceptíveis para adquirir a nossa confiança, e na grande maioria das vezes com seu jeito espontâneo e sempre solícito acabam conseguindo seu objetivo.
Sem que você perceba, o “falso aleijão” já te elegeu para a sua próxima vítima. Você nem imagina que estará começando um grande martírio em sua vida!

Os primeiros sinais que indicam uma série de consecutivos “ataques” à vítima escolhida aparecem quando o “falso aleijão” diz que precisa conversar com você, e desabafa um problemão que está enfrentando em sua vida... pede sua ajuda pra resolve-lo, enfim... Claro que a essa altura do campeonato você já está super envolvida com esse cara “tão legal”, e sem que você consiga perceber ele vai se escorando em você...e cada vez mais ele vai sugando seu sangue como uma verdadeira sanguessuga. Você na sua vontade de ajudá-lo a superar os problemas que a esta altura dos acontecimentos já se multiplicaram se envolve cada vez mais em assuntos que não lhe dizem respeito. Não estou dizendo com isso que não devemos ajudar nossos amigos. Ora essa! É fundamental o companheirismo para a solidificação de uma amizade!  Nesse caso ela deverá ser regra número um.  Como se livrar do “falso aleijão” ? Vou tecer algumas sugestões que podem dar certo:

Quando o sujeito vir te procurar para novamente lhe passar os seus problemas para que você os resolva sem perceber que ele a está usando, saia imediatamente da frente dele. Acelere o passo, diga que tem um compromisso inadiável e deixe-o falando sozinho. Se isso não surtir efeito invente que alguém da sua família acabou de falecer, mas mate alguém que realmente já morreu para não ficar cheia de culpas caso isso realmente aconteça a pessoa que você elegeu como “presunto”. Se ele estiver no carro com você, e começar com a ladainha dos seus problemas querendo que você se transforme numa super cadeira de rodas motorizada, aumente o volume do rádio e interrompa-o dizendo que a música que está tocando lhe remete à sua adolescência, e conte histórias daquela época fazendo com que ele desencane de você!

Se nada disso surtir efeito não perca a paciência. Espere o “falso aleijão” contar a nova desgraça que acomete sua vida, e quando ele terminar vai olhar pra você com aquele olhar de “madalena arrependida” com prováveis lágrimas de crocodilo brotando dos seus olhos que em momento algum devem lhe comover. Seja firme e quando ele terminar a história sugira uma das seguintes alternativas:

- Querido, infelizmente dessa vez eu não posso te ajudar, mas estive pensando que seria bom você fazer uma promessa de ir a pé até onde está o Padre Cícero para ele lhe ajudar.
- Ah, me falaram que em Varginha quando aparece a primeira estrela no céu você fará um pedido e logo em seguida um ET vai aparecer e resolver seus problemas.
Isso não surtiu efeito? Então passe numa loja de antiguidades, compre uma lâmpada de bronze e da próxima vez que ele vir perto de você entregue a lâmpada a ele e diga:
- Vá esfregando até aparecer o gênio. Faça dois pedidos que tudo na sua vida vai se resolver.
Ele poderá estranhar o fato de dois pedidos e dizer a você:
- Mas são só dois pedidos e o terceiro?
Você friamente responde:
- O terceiro pedido eu já fiz, pedi pro gênio me afastar definitivamente de homens como você que não passam de “falsos aleijões” querendo sugar toda a minha energia.
E feito isso, desapareça. Para tanto vale dar uma de maluca e sair correndo dentro do shopping, no supermercado, na rua enfim... tudo vale pra se livrar de um sujeito assim!
Quando conseguir se livrar dele faça uma festa, convide seus verdadeiros amigos, ria, brinque e converse e ajude as pessoas que realmente precisam de você, do seu apoio, e de suas opiniões,
mas nunca deixe que elas te usem como um "par de muletas", para que você resolva os problemas que não são seus! Ajudar é muito diferente do que assumir!
Esse tipo de pessoa assim como o "falso aleijão" logo que reaprendem a andar é bastante provável que lhe deem como prêmio de toda sua dedicação e preocupação um belo pontapé no traseiro que você nunca mais esquecerá!




 









Nenhum comentário:

Postar um comentário